
O advogado paraibano Rogério Varela foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar o cargo de conselheiro no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no biênio 2021/2023. O ato foi oficializado na última segunda-feira (25).
O paraibano teve sua indicação aprovada após receber 52 votos a favor, três contrários e uma abstenção durante uma sabatina no Senado Federal em sessão que teve como relator o senador Veneziano Vital.
Dessa forma, Varela irá compor o quadro de 14 conselheiros responsáveis pela fiscalização administrativa, financeira e disciplinar do Ministério Público no Brasil e de seus membros. A posse do advogado está marcada para o dia 10 de maio.
Perfil
Rogério Magnus Varela Gonçalves graduou-se em Direito pela Universidade Federal da Paraíba no ano de 1996, é Mestre em Ciências Jurídicas também pela UFPB (2002) e Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra, defendendo sua tese em 2010.
É professor do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da mesma instituição, além de ser professor colaborador da Fundação Educacional Jayme de Altavila. Também é sócio-fundador do Varela e Negreiros Advogados Associados e fundador da ONG Instituto Eduardo Correia.
Eita Cícero reafirma aliança com João e vê “desespero” da oposição por racha
Fique atento Mais de 71 mil eleitores correm risco de ter título cancelado na Paraíba
Veja Jair Bolsonaro tem alta após três semanas internado em Brasília
Veja Hugo Motta marca reunião com líder do PL para tratar de anistia
Movimentação Galdino reforça liderança de Hugo Motta e diz que Republicanos tem “o melhor nome” para o governo da Paraíba em 2026
Veja Carlos Lupi deixa Ministério da Previdência após escândalo de fraudes no INSS; Wolney Queiroz será o novo ministro 