
“Tivemos uma vitória na Câmara com a aprovação do Pronampe”. Comemora o deputado federal Efraim Filho (União Brasil/PB), autor do projeto de lei que renegocia os créditos concedidos no âmbito da medida. Na última terça-feira (12), a Casa aprovou o PL que permite a prorrogação do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) até 2024.
Na prática isso permite a continuidade do programa, já que o Fundo garante parte dos empréstimos a micro e pequenas empresas. Para Efraim, que também é presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviço, essa aprovação é um estímulo financeiro de crédito barato, ou seja, um fundo de aval na hora de adquirir o seu crédito na instituição financeira.
O parlamentar afirma que “agora o microempreendedor individual tem ao seu lado uma linha de crédito a juros baixos que, ao invés de recorrer a um empréstimo normal, será possível contar com um prazo estendido de pagamento de até 36 meses com taxa de juros menor que a oferecida no mercado. Ganha principalmente o pequeno empreendedor que foi diretamente afetado durante o período da pandemia”.
Criado em 2020 durante a pandemia de Covid-19, o programa facilita a concessão de empréstimos com juros baixos a micro e pequenas empresas que passavam dificuldades. Devido às mudanças, a matéria retorna ao Senado.
Estímulo ao crédito
A proposta também inclui modificações no Programa de Estímulo ao Crédito (PEC), para incluir o acesso a empresas de médio porte com até R$300 milhões de receita bruta anual. Atualmente, o Pronampe é destinado somente a microempreendedores individuais (MEI), a micro e pequenas empresas, a produtores rurais e a cooperativas e associações de pesca e de marisqueiros.
Eita Cícero reafirma aliança com João e vê “desespero” da oposição por racha
Fique atento Mais de 71 mil eleitores correm risco de ter título cancelado na Paraíba
Veja Jair Bolsonaro tem alta após três semanas internado em Brasília
Veja Hugo Motta marca reunião com líder do PL para tratar de anistia
Movimentação Galdino reforça liderança de Hugo Motta e diz que Republicanos tem “o melhor nome” para o governo da Paraíba em 2026
Veja Carlos Lupi deixa Ministério da Previdência após escândalo de fraudes no INSS; Wolney Queiroz será o novo ministro 