
Aconteceu na sexta-feira, dia 1 de abril, no Patos Water Play, o I Encontro dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Sertão Paraibano. O evento teve foco principal de debate, os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) no Sertão Paraibano, conquistas e desafios dos ACS e ACE.
A presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Conacs), Ilda Angélica Correia de Lima, considerou o momento oportuno para tratar de situações relacionadas ao trabalho diário das duas categorias, bem como para discutir o fortalecimento da confederação nacional e das conquistas em âmbito nacional.
O vice-prefeito Jacob Souto representou o prefeito Nabor Wanderley, que esteve na capital João Pessoa, e na oportunidade comentou sobre o encontro. Jacob citou que foi uma oportunidade para que a Prefeitura de Patos, em nome do prefeito Nabor, colocasse todas as situações que envolvem melhorias para os ACS e ACE.
Jacob também frisou que o deputado federal Hugo Motta está desempenhando um papel importante em Brasília, inclusive já tendo aprovado emendas que valorizam as duas categorias.
O presidente do Sindicato dos ACS e ACE de Patos e Região, Bosco Valadares, comentou sobre o evento. Bosco disse que além dos debates, foi também uma oportunidade de celebração da aprovação da PEC 22, que tem como principais apoiadores o deputado federal Hugo Motta, e o deputado Efraim Filho, que segundo ele, estão como parceiros da Conacs na busca de mais valorização profissional para os ACS e ACE.
Também participaram do evento, o secretário municipal de Saúde de Patos, Leônidas Medeiros, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Patos, Claudemir Bento, dentre outras representações.
Veja Governo abre 3,1 mil novas vagas para Mais Médicos
Veja Saúde da Paraíba registra primeira doação de múltiplos órgãos no Sertão do estado
Confira Programa Paraíba Contra o Câncer: Hospital de Patos realiza cirurgia inédita no Sertão 