Com o fim do prazo estabelecido para a janela partidária, ocorrido na última sexta-feira (01), os partidos União Brasil e Republicanos se tornaram as legendas com a maior quantidade de parlamentares paraibanos na Câmara Federal. Cada uma das agremiações têm três deputados.
Ao todo, quatro dos doze parlamentares mudaram de partido.
O Republicanos, que já tinha o deputado federal Hugo Motta, recebeu as filiações de Edna Henrique (que saiu do PSDB) e Wilson Santiago (vindo do PTB). Já o União Brasil, que contava com Efraim Filho e Julian Lemos – após a fusão do DEM com o PSL -, recebeu a filiação do deputado Damião Feliciano (que saiu do PDT).
Na Paraíba, o União Brasil é comandado por Efraim Filho, pré-candidato ao Senado. Já o Republicanos é gerido por Hugo Motta, pré-candidato à reeleição. Ambos são aliados e devem caminhar juntos em outubro. Motta reafirmou, na semana passada, que o Republicanos apoia Efraim na disputa ao Senado.
A mudança de partidos foi possibilitada pela chamada janela partidária, que é o prazo para parlamentares mudarem de partido sem correr o risco de perder o mandato, seis meses antes da eleição, conforme a legislação eleitoral. Outra mudança ocorrida no período foi o movimento do deputado Ruy Carneiro, que trocou o PSDB pelo PSC.
No âmbito da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o processo de mudança foi mais profundo: de 36 deputados, 23 mudaram de partidos com vistas às eleições de outubro. Leia aqui.
Confira a seguir como fica a configuração da Bancada Federal da Paraíba
Aguinaldo (Progressistas) – Progressistas
Damião Feliciano (saiu do PDT) – filiou-se ao União Brasil
Edna Henrique (saiu do PSDB) – filiou-se ao Republicanos
Efraim Filho (oriundo do DEM) – União Brasil
Frei Anastácio (PT) – PT
Gervásio Maia (PSB) – PSB
Hugo Motta (Republicanos) – Republicanos
Pedro Cunha Lima (PSDB)
Julian Lemos (oriundo do PSL) – União Brasil
Ruy Carneiro (Saiu do PSDB) – (filiou-se ao PSC)
Wellington Roberto (PL) – PL
Wilson Santiago (saiu do PTB) – (filiou-se ao Republicanos)