
O deputado estadual Chió (Rede) protocolou licença na Assembleia Legislativa da Paraíba. Durante os próximos 121 dias, a atual secretária de Juventudes do Estado da Paraíba, Rafaela Camaraense (PSB), primeira suplente, assumirá o mandato na Casa.
O deputado antecipou que esse gesto representa a política praticada pela Rede Sustentabilidade em todo o Brasil, que tem como foco criar oportunidades. “Sou um defensor da política participativa, pois, o futuro da política é compartilhado, coletivo e cada vez mais acessível. Fico muito feliz em comunicar que o espaço conquistado pela Rede Sustentabilidade será protagonizado nos próximos meses por uma mulher, porque o nosso Parlamento precisa de mais mulheres”, destacou Chió.
A secretária estadual de Juventudes, Rafaela Camaraense (PSB), que deve assumir o mandato na próxima semana, agradeceu o gesto da Rede Sustentabilidade e do deputado estadual Chió (Rede).
“Esse gesto de Chió representa tudo que ele acredita na política e como ele vive a política. Chió iniciou o mandato realizando um processo seletivo inédito na história do Parlamento, e hoje, se licencia para que uma mulher assuma, em um momento crucial da nossa história política e social, com o aumento exorbitante de casos de violência doméstica, de mulheres fora do mercado de trabalho e fora da escola. Essa postura inovadora, nos motiva a trabalhar em favor de uma nova consciência política na Paraíba”, reconheceu a secretária.
O deputado Chió (Rede) ressaltou o impacto da união das três principais forças políticas do Curimataú e Seridó paraibano, através das cidades de Cuité, Remígio e Picuí.
“Essa configuração política inédita irá movimentar e surpreender a Paraíba. A união das forças políticas do prefeito Olivânio de Picuí, de Charles e Rafaela em Cuité, e de Remígio representará um futuro de grandes avanços para toda região, que precisa de água, de emprego e renda, e de mais escolas técnicas”, explicou Chió.
A secretária de Juventudes Rafaela Camaraense (PSB) enfatizou o ineditismo dessa união de forças, que já vem trazendo inúmeros benefícios para a região.
“Durante muito tempo, a Paraíba não conseguia enxergar a força política do Curimataú e do Seridó paraibano. Mais que isso, a falta de união de forças fez com que o nosso povo perdesse benefícios e muitas oportunidades. Essa configuração política que se forma vem para mostrar que a nossa população quer e pode ter mais avanços, mais conquistas e voz”, completou Rafaela Camaraense.
Perfil
Rafaela Camaraense (29) é natural de Cuité, no Curimataú Paraibano. Tem sua formação em Gestão Pública e Direito. Sua trajetória em defesa da Juventude teve início através do movimento estudantil, na faculdade, quando integrou o Diretório Acadêmico de Direito.
Rafaela foi a primeira de sua família a candidatar-se a um cargo político, tendo sido eleita vereadora em Cuité no ano de 2012 e reeleita em 2016. Em 2018 candidatou-se a deputada estadual, onde obteve mais de 16 mil votos. Em agosto de 2020, durante o Mês da Juventude, foi convidada pelo governador João Azevedo para assumir a Secretaria Executiva da Juventude da Paraíba.
Eita Cícero reafirma aliança com João e vê “desespero” da oposição por racha
Fique atento Mais de 71 mil eleitores correm risco de ter título cancelado na Paraíba
Veja Jair Bolsonaro tem alta após três semanas internado em Brasília
Veja Hugo Motta marca reunião com líder do PL para tratar de anistia
Movimentação Galdino reforça liderança de Hugo Motta e diz que Republicanos tem “o melhor nome” para o governo da Paraíba em 2026
Veja Carlos Lupi deixa Ministério da Previdência após escândalo de fraudes no INSS; Wolney Queiroz será o novo ministro 