
No Dia Internacional da Mulher e em comemoração ao 1° ano da Coordenadoria de Políticas Públicas Para Mulheres de Malta (CPPM) foi realizado no auditório da Secretaria de Saúde o 1° Workshop: Saúde Da Mulher. O projeto foi desenvolvido em parceria entre a Prefeitura Municipal, a Universidade Federal da Paraíba e a Universidade de Bristol da Inglaterra com o apoio do Instituto Elizabeth Blackwell, no Reino Unido.
O evento rompeu barreiras e debateu diversas questões relevantes sobre a saúde da mulher e teve como tema: Saúde Sexual e Reprodutiva: Identificando rotas para melhorar a saúde das mulheres de Malta no Nordeste do Brasil. Na ocasião foi realizada uma vídeo conferência entre Xaman Minilo, que é mestre em Relações Internacionais, pesquisadora da Universidade de Bristol e professora do Departamento de Relações Internacionais da UFPB e Cletiane Araújo, que é Doutora em Ciência Política (UFPE), pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Aplicada em Políticas Governamentais (NPGOV) e do Núcleo de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (NPDS). O Gestor Municipal Igor Rosa; a Secretária de Assistência Social, Ana Maria Peixoto; a Coordenadora da CPPM, Aparecida Morena ; a Dra. Larrissa Tavares que é médica no município, além das convidadas que puderam interagir durante à transmissão.
O gestor municipal Igor Rosa destacou a importância do projeto: “É extremamente importante lutar junto a elas e contribuir por melhores condições de vida para todas as mulheres e esse workshop é justamente para apresentar ideias que sejam eficazes para contribuir neste sentido”, afirmou Igor Rosa.
De acordo com Aparecida Moreno, Cordenadora da CPPM, o workshop foi um sucesso: “Pudemos analisar através de dados e informações pontuais que o acesso das mulheres brasileiras aos seus direitos sexuais e reprodutivos é limitado. A administração municipal da cidade de Malta busca reduzir a desigualdade de gênero e promover ainda mais a saúde da mulher em seu território”, disse Aparecida Moreno.
Participaram do evento as mulheres que fazem parte da equipe da Assistência Social, da Educação e Saúde do município, a Secretária de Educação, Adalmira Marques; as vereadoras Eliene Almeida e Raquel Medeiros, além de diversas personalidades femininas e representativas como do Creas, a diretora da Escola Estadual, do Conselho Tutelar e beneficiárias do programa Auxílio Brasil da nossa cidade. Ao final do evento as participantes responderam questões sobre o tema, que serão úteis para análises mais aprofundadas e também foi realizado um coffe break . Vale ressaltar que o evento seguiu todos os protocolos de higiene sanitária contra Covid-19, todos os presentes realizaram o teste para Covid e ninguém testou positivo.
O Workshop mostrou que é importante olhar pra frente e ampliar cada vez mais os serviços de saúde para toda a população, é o papel da Prefeitura de Malta é justamente oferecer esse suporte.
Veja Governo abre 3,1 mil novas vagas para Mais Médicos
Veja Saúde da Paraíba registra primeira doação de múltiplos órgãos no Sertão do estado
Confira Programa Paraíba Contra o Câncer: Hospital de Patos realiza cirurgia inédita no Sertão 