
Em meio à diversas declarações no sentido de desobrigar o uso de máscaras em locais abertos, o secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, comentou em entrevista ao Programa Tribuna Livre, da TV Arapuan, nesta quarta-feira (9), que ainda não é o momento para isso.
“Temos que ter evidências científicas que estamos no fim da pandemia para abandonarmos as máscaras”, disse.
O secretário afirmou que quando duas pessoas em um local estão usando máscaras a probabilidade de contaminação é de 1%, quando apenas uma delas está usando o item, a probabilidade é de 20%. Já quando duas pessoas estão sem máscaras, essa probabilidade sobe para 80%. “Estamos num momento que ainda temos quantitativos altos de mortes, são 150 mil por mês, 30 mil contaminados por mês”, lembrou.
Vacinação
O secretário garantiu que a imunização sozinha não produz essa queda de casos diários e mortes, apesar do arrefecimento da variante ômicron. A Paraíba é o terceiro estado que mais vacinou, mas ainda não estamos no fim da pandemia, o uso de máscara é essencial para voltarmos gradativamente a uma vida normal. É preciso aguardar 90 a 120 dias observando a queda de novos casos e a ausência de variantes, com o controle de óbitos e essa determinação de fim da pandemia é da Organização Mundial de Saúde (OMS) e consenso internacional”, disse.
Veja Governo abre 3,1 mil novas vagas para Mais Médicos
Veja Saúde da Paraíba registra primeira doação de múltiplos órgãos no Sertão do estado
Confira Programa Paraíba Contra o Câncer: Hospital de Patos realiza cirurgia inédita no Sertão 