O duelo que valia a liderança da Série C do Campeonato Brasileiro teve contorno dramáticos e final feliz para as mais de 2 mil pessoas que enfrentaram um toró para ver, no estádio Almeidão, em João Pessoa, o Botafogo-PB vencer o Athletic por 3 a 1, em jogo válido pela sétima rodada da competição. O resultado colocou o Belo na ponta da tabela.
Sem contar com Bruno Leite, suspenso, Piza escalou o Belo com quatro atacantes. Começaram jogando Dalton, Lenon, Reniê, Wendel Lomar, Evandro; Thallyson, Edmundo, Dudu; Gustavo Poffo, Joãozinho e Pipico.
Já o Esquadrão não contou com o lesionado artilheiro Jonathas, e Roger mandou a equipe à campo com Glauco, Ynaiã, Danilo, Edson, Nathan; Rômulo, Djalma, David Braga; Welinton Torrão, Paul Villero e Neto Costa.
Com os visitantes com ampla superioridade na primeira etapa, vencendo todas as jogadas, especialmente pelos lados do campo, a partir da metade do primeiro tempo caiu uma chuva muito forte em João Pessoa que deixou o jogo mais truncado.
E já perto do fim do primeiro tempo, aos 46 minutos, Evandro foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti para o Botafogo-PB. Na cobrança, Glauco defendeu o chute de Lenon mas, no rebote, o próprio lateral completou de canhota para o gol vazio e abriu o placar.
Mesmo em vantagem, Piza mexeu no Belo no intervalo e sacou Joãozinho e Gustavo Poffo para colocar Gama e Jô em campo, puxando o jogo mais para o meio do campo, que estava bastante encharcado. E melhor posicionado e sem a bola rolar direito, o time pessoense acabou sofrendo menos e deslanchando na partida.
Isso porque aos 26 da segunda etapa, Jô aproveitou lançamento e esticou a bola em velocidade para as poças não atrapalharem a jogada. E ao entrar na área livre, ganhou da defesa no corpo e encheu o pé esquerdo para estufar as redes e aumentar a vantagem.
Com o adversário tentando reagir, a equipe paraibana resolveu a parada aos 38 minutos, quando Warley Júnior cruzou da esquerda, Glauco saiu mal do gol e Edmundo, no segundo pau, cabeceou para o gol vazio, fazendo 3 a 0.
Dois minutos mais tarde Denilson descontou após cobrança de escanteio, mas a partida só teve emoções na sequência com a confusão generalizada que acabou em cartões vermelhos para Warley Júnior e Djalma, um de cada lado.
O Botafogo-PB assumiu a liderança com 16 pontos em seis jogos, empatado em pontos com o Volta Redonda, que tem sete partidas. O Athletic, que estava com 100% de aproveitamento com 15 pontos, agora é o terceiro. No próximo domingo (09), o Belo recebe o Ferroviário no Almeidão, enquanto o Esquadrão vai enfrentar o Voltaço em São João Del Rei, ambos às 16h30.