Na última segunda-feira, 6 de novembro, Zé Vaqueiro e Ingra Soares postaram a primeira foto em que aparecem com o filho Arthur, de três meses. O bebê está na UTI desde que nasceu, devido à Síndrome de Patau, caracterizada por um conjunto de malformações congênitas.
Na imagem, compartilhada pelo cantor no Instagram, o casal apareceu com touca e máscara devido ao ambiente hospitalar, e Ingra segurou o pequeno nos braços para o clique.
“Seguimos confiando em Deus e na sua força meu filho”, escreveu o artista na legenda da publicação. Rapidamente, a postagem recebeu mais de 600 mil curtidas.
Entenda a Síndrome de Patau
Arthur, filho mais novo do cantor Zé Vaqueiro e Ingra Soares, nasceu no dia 24 de julho e, conforme OFuxico destacou, o sertanejo comunicou que o menino foi diagnosticado com malformação congênita, decorrente da síndrome da trissomia do cromossomo 13, e está internado na UTI.
A notícia fez com que a procura o Google por informações sobre a Síndrome de Patau, a condição congênita que acomete o bebê, explodisse. Com isso, a reportagem de OFuxico explica em detalhes a rara doença genética, que ocorre em 1 em cada 5.000 recém-nascidos.
Trata-se de uma condição muito grave, que leva a diversas complicações. É uma doença genética caracterizada pela ocorrência de um conjunto característico de malformações congênitas.
A presença de um cromossomo a mais causa problemas de má formação no rosto, nos membros e nos sistemas nervoso, cardíaco e urinário. Entre os problemas causados pela doença estão:
Malformação no coração;
Malformação no sistema nervoso;
Alterações na face e lábios leporinos:
Malformação nos rins;
Problemas respiratórios;
Micro ou anolftalmia (olhos pequenos ou ausência de olhos);
Defeitos abdominais;
Malformação nas orelhas e surdez
Bebês com síndrome de Patau nascem com baixo peso e uma série de alterações fisiológicas e malformações. Em alguns casos, pode haver microcefalia.