A 18ª edição do Fest Aruanda, festival audiovisual brasileiro, que acontecerá do dia 30 de novembro ao dia 06 de dezembro, em João Pessoa, esse ano fará uma homenagem aos protagonistas do filme de Linduarte Noronha, Aruanda, realizado em Santa Luzia, em 1961 e marco do Cinema Novo no Brasil.
O Fest Aruanda, que também exibirá o documentário, Céu, O Filme, sobre a líder quilombola de Santa Luzia, Maria do Céu, contará com a presença de Érico e Neuza, da Comunidade Talhado, personagens do filme realizado em Santa Luzia na década de 60.
Érico, hoje com 68 anos, na época do filme, era uma criança de 6 anos, e Neuza, hoje com 73 anos, na época do filme, uma criança com 8 anos, foram protagonista do filme Aruanda, e serão hoje homenageados na edição do festival em João Pessoa.
A produtor e ativista cultural, Nerinho de Souza, está realizando a articulação entre o festival e os personagens do filmes ainda vivo em Santa Luzia, como uma forma de promover a cultura negra da cidade e a Serra do Talhado e o seu povo.
“Estou muito feliz em fazer parte dessa articulação, pela importância da Comunidade Talhado, para Santa Luzia e para o Brasil, todos os reconhecimentos, tem um valor simbólico significativo para todos”, disse Nerinho de Souza.