Mais de 20% das 60 mil pessoas que se inscreveram para realizar o concurso de soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, realizado ontem (29) em João Pessoa e outros cinco municípios, faltaram as provas. A informação foi obtida pelo ClickPB por meio da assessoria de imprensa Polícia Militar.
De acordo com os dados que a reportagem teve acesso, foram contabilizadas 63.437 inscrições para as 1.100 vagas ofertadas. Do total de inscritos, 13.574 (21%) não compareceram aos locais de prova espalhados pelos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Campina Grande, Patos e Guarabira.
Ainda conforme a Polícia Militar e a banca organizadora, a IBFC, 13 candidatos foram presos devido a infrações cometidas durante a aplicação do exame: seis foram pegos com ponto eletrônico ou fone de ouvido; um com celular; quatro com a chamada 'fila' (anotações chamadas de cola) e dois estavam com mandado de prisão em aberto.
39 candidatos foram eliminados das provas por não respeitarem as regras do concurso. Segundo o balanço divulgado pela PM os motivos foram os seguintes: 22 candidatos eliminados por portar celular ou outro equipamento eletrônico; seis por portar fila; cinco porque não permaneceram o tempo mínimo exigido no local de prova; três por causa de uso de relógio e três pois e estavam usando boné e se recusaram a tirar.
Gabarito preliminar divulgado
O gabarito preliminar da prova já foi divulgado no site da empresa organizadora, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e pode ser acessado clicando aqui. De acordo com o edital do certame, quem na prova objetiva for classificado em até quatro vezes o números de vagas, terá a redação corrigida e, caso aprovado, avança para a próxima fase, que é o exame psicológico.