Com mais de 60 mil votos registrados, o Samba Gold consagrou, em sua 15ª edição, Neymar como o melhor jogador de futebol brasileiro atuando no exterior. O anúncio seria realizado apenas no próximo dia 15, mas o jogador antecipou a conquista ao postar uma foto com o troféu na segunda-feira, 06 de fevereiro.
Esta é a sexta vez que o craque vence a disputa, na categoria masculina da premiação, organizada pelo Sambafoot, sendo o terceiro ano consecutivo. O brasileiro do PSG, que completou 31 anos no último domingo, 05 de fevereiro, já havia conquistado o Samba Gold em 2014, 2015, 2017, 2020 e 2021.
O jogador foi o grande vencedor, com 40% dos votos. Atrás de Neymar, ficaram Lucas Paquetá, do West Ham, e Bruno Guimarães, do Newcastle. O vencedor do prêmio é escolhido por votação de jornalistas, ex-jogadores e internautas.
Já na categoria feminina, realizada pela segunda vez, Debinha, do Kansas City Current, recebeu 15% dos votos e venceu. Na primeira edição da categoria sub-20, ganhou o jovem Endrick, do Palmeiras, levou o prêmio na categoria sub-20, com 28% dos votos. Ele superou Matheus França, do Flamengo, e Vitor Roque, do Athletico-PR.