O Auto Esporte se manifestou após o registro em súmula pela árbitra Ruthyanna Camila das palavras machistas proferidas pelo Tiago Bob após a expulsão do atleta no Botauto de ontem, que acabou com vitória botafoguense por 2 a 0.
Depois de muito reclamar ainda no gramado, na saída de campo, furioso, o defensor protagonizou um discurso machista para reclamar da arbitragem, disparando a frase “É nisto que dá colocar mulher para apitar”, fato que foi testemunhado por profissionais de imprensa e também pelo delegado do jogo, Gerson Tomaz.
Por meio de nota oficial divulgada em suas redes sociais, o Clube do Povo pediu desculpas para a profissional de arbitragem, que foi a primeira mulher a apitar um clássico entre as duas equipes na história, e garantiu que tomará medidas internas contra o defensor, mas não afirmou quais serão.
Confira a nota:
O Auto Esporte Clube vem a público se solidarizar e pedir desculpas à árbitra Ruthyanna Camila, que apitou com excelência o BotAuto nesta segunda-feira (30), e também para todas as mulheres que foram ofendidas pela fala do nosso atleta.
Prezamos por mais respeito e inclusão em todas as esferas da sociedade. O lugar da mulher é no futebol sim! E onde mais ela quiser.
Medidas internas serão tomadas a respeito desse caso.
Em solidariedade a Ruthyanna, outros clubes também expuseram seus posicionamentos, como Sousa e Treze, até o momento da publicação desta matéria.
O Galo da Borborema reiterou “seu compromisso em promover o esporte limpo e igualitário para todos” após lamentar a situação e demonstrar seu repúdio contra o ocorrido.
Já o Dinossauro do Sertão, em pronunciamento mais longo, também repudiando o caso de discriminação, afirmou que “das arquibancadas aos gramados, as mulheres que lutam para existir e resistir nesse espaço, precisam de respeito. É inadmissível que a moral e a honra da árbitra, bem como de todas as mulheres, tenham sido atacadas covardemente como foram.”