Autor de dois gols em três partidas da seleção inglesa na Copa do Mundo, Marcus Rashford, de 25 anos, mostrou que também brilha fora de campo. Além de atacante da Inglaterra e do Manchester United, o craque é escritor, não tem medo de ser ativo na militância por causas sociais e é uma das inspirações de Richarlison.
Principal voz na defesa pela manutenção da merenda escolar durante a pandemia da Covid-19 na Inglaterra, Rashford usou as redes sociais para criticar ações insuficientes do governo britânico para garantir alimentação digna à população.
Na ocasião, o jogador chegou a receber uma ligação do primeiro-ministro britânico Boris Johnson que entrou em contato com o astro do para garantir que agiria para melhorar a qualidade dos alimentos enviados às crianças.
Melanie Maynard, mãe do jovem e de mais quatro meninos, disse em entrevista à BBC que a família passou por dificuldades e já temeu a falta de comida na mesa. Marcus, porém, costuma dizer que tirou inspiração da sua própria dificuldade e transformou em impulso para a sua carreira.
O jogador também faz do futebol um grande aliado na luta contra o racismo. Alvo de ataques racistas pelos torcedores do próprio time depois de perder um pênalti na decisão da Eurocopa, Rashford publicou uma carta aberta falando sobre a frustração de não ter convertido sua cobrança em gol e pediu desculpas aos torcedores ingleses por isso. O atleta, no entanto, fez questão de mencionar os ataques que sofreu, abordando a pauta racial e deizendo que não se desculparia por ser quem é.
Dando um show com a bola no pé, o jovem inglês também brilha com as palavras. No mesmo ano em que foi alvo de ataques racistas, Rashford publicou um livro de autoajuda para crianças. Baseado em histórias da sua própria vida, o livro "You are a champion: How to be the best you can be" (Você é um campeão: Como ser o melhor que você pode ser), é distribuído gratuitamente para crianças em vulnerabilidade e tem como público alvo meninos e meninas entre 11 e 16 anos.
Qualquer semelhança entre ele e Richarlison não é mera coincidência mas, sim, inspiração. O centroavante brasileiro falou, em 2020, sobre a admiração que tem por Rashford e disse que enxergava o inglês como um exemplo de engajamento em causas sociais.
Além de ter tempo para treinos e para se posicionar como pessoa pública, Marcus não deixa sua vida amorosa de lado. O craque ficou noivo, em maio deste ano, de Lucia Loi. Juntos desde a escola, eles estão em um relacionamento há 9 anos e ficaram noivos em meio a velas, fogos de artifício, um coração de amor gigante feito de rosas brancas e pétalas infinitas no chão.