Dos 103.241 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 na Paraíba, 30.303 não compareceram aos locais de provas nesse domingo (20). A abstenção é superior à registrada no primeiro dia de exame, quando os faltosos somaram 27.049.
Segundo balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, eram esperados 100.930 estudantes nos pontos de aplicação de prova impressa e 2.311 nos locais de aplicação da prova virtual. No entanto, 29.064 (28,8%) inscritos na versão impressa do exame e 1.239 (53,6%) inscritos no Enem virtual faltaram ao segundo dia de provas.
De acordo com o Inep, o Enem 2022 foi realizado em 55 municípios da Paraíba. Foram 2.775 salas em 400 locais de prova.
Nesse domingo (20), estudantes resolveram questões de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e Matemática. Na semana passada, os participantes do Enem haviam sido submetidos às provas de Linguagens (Português e língua estrangeira), Ciências Humanas (História e Geografia) e redação.
O Inep divulgará os gabaritos até a quarta-feira (23), conforme previsto em edital.
Ao todo, 2.351.513 estudantes de todo o Brasil compareceram ao segundo dia do Enem 2022. O exame é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.