O filme Marte Um, de Gabriel Martins, foi escolhido para representar o Brasil na categoria Melhor Longa Internacional na cerimônia do Oscar de 2023. A escolha aconteceu depois de reunião online da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, na manhã desta segunda-feira (5). Havia outros cinco pré-selecionados na disputa.
No longa, uma família de classe média baixa na periferia de Contagem (MG) busca seguir os seus sonhos após a eleição de um novo governo.
Marte Um concorreu à vaga com A Mãe, de Cristiano Burlan, A Viagem de Pedro, de Laís Bodanzky, Carvão, de Carolina Markowicz, Pacificado, de Paxton Winters, e Paloma, de Marcelo Gomes.
Ao todo, foram 28 longas-metragens inscritos e habilitados a concorrer à vaga e, pela primeira vez, a eleição foi realizada em dois turnos.
Em 21 de dezembro a Academia de Hollywood irá anunciar uma lista prévia de finalistas para a categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar. O anúncio definitivo dos postulantes às estatuetas será feito no dia 24 de janeiro de 2023 e a cerimônia está marcada para o domingo, 12 de março, em Los Angeles (EUA).