Quinta, 28 de Novembro de 2024
37°

Parcialmente nublado

Patos, PB

Entretenimento Mundo dos Famosos

Nelson Freitas declara sobre interpretar Eike Batista em filme: 'Procuramos fugir da imitação'

Ator também comenta a decisão de tirar meio ano sabático na Austrália, dos 20 anos de casamento e carreira internacional: 'É o resultado do investimento de tempo e contatos que você faz'

30/07/2022 às 09h27 Atualizada em 30/07/2022 às 10h08
Por: Redação Fonte: GShow
Compartilhe:
Nelson Freitas declara sobre interpretar Eike Batista em filme: 'Procuramos fugir da imitação'

Nelson Freitas em 35 anos de carreira já interpretou muitos personagens na TV, no teatro e no cinema. Seu mais recente trabalho é o filme "Eike - Tudo ou Nada", que está com estreia prevista para 22 de setembro. O ator vive o ex-bilionário Eike Batista, que conquistou popularidade por conta de sua imensa riqueza em torno de 2006, mas 10 anos depois foi preso após ser acusado de fazer parte de um esquema de corrupção. Ele contou como foi a preparação para o personagem da vida real.

 

"Foram 2 meses de preparação e me debrucei em uma quantidade imensa de vídeos e entrevistas que tínhamos à disposição. Procuramos fugir do estereótipo da imitação ou qualquer coisa que transparecesse isso. O nosso Eike é uma interpretação de um personagem que nos é contemporâneo e não dá para inventar muito. Ainda estava saindo da Super Dança dos Famosos e foi tudo muito intenso. A gente acordava às 4h da manhã e trabalhava até às 16h. Mas tivemos a sorte de ter dois diretores fantásticos e sensíveis. Foi daquelas produções que a gente não queria que acabasse."

 

"O filme retrata uma pequena parte da sua vida, que foi entre a descoberta do pré-sal e a criação e dissolução da OGX. Um momento político econômico intenso e conturbado da história do país e não nos cabe julgar absolutamente nada, apenas contar uma história."

 

Vida na Austrália

 

Nelson está vivendo uma experiência nova aos 60 anos: morar fora do Brasil. Desde abril, o ator está morando em Brisbane, na Austrália, junto com a esposa Maria Cristina, em um apartamento que comprou em 2012. A decisão de tirar meio no sabático fora do país veio por dois principais motivos: ficar perto da família - Nelson tem a filha mais velha Gabriela e o neto Felipe na Austrália - e estudar inglês.

 

"É um meio ano sabático. Queria me aprimorar na língua inglesa e estar preparado para esse novo mundo do streaming, com tantas produções acontecendo, e o intercâmbio intenso de atores diretores e produtores. Mas minha motivação maior foi poder estar perto da minha e do meu neto, que estão morando aqui há 15 anos. A gente sempre costuma vir para cá passar uns meses. Dessa vez, decidimos ficar mais tempo, mas vamos voltar para o Brasil porque nossa família vai aumentar! Vamos ser avós de novo! Dessa vez, da nossa mais nova, a Paulinha, e a netinha chega em outubro Então, já temos data para voltar."

 

"Está sendo uma experiência valorosa. Estou estudando e frequentar as aulas com a garotada de diferentes países é muito legal, me faz voltar no tempo e é uma injeção de jovialidade. Nossa rotina é muito tranquila, até porque a pressão aqui é menor do que a que vivemos no Brasil, que como diz o ditado, não é para amadores (risos)."

 

Nessa nova fase, Nelson está curtindo uma vida mais tranquila e aproveitando os detalhes do que os dias apresentam em sua rotina. Na Austrália, ele está aprendendo a fazer coisas que não estava acostumado, como montar móveis.

 

"Compramos esse apê em 2012, mas é a primeira vez que estamos morando nele. Aqui não tem essa de chamar o moço para fazer as coisas. Tudo é a gente que faz e aí, a gente acaba tendo que ser um pouco de tudo e para quem mal trocava uma lâmpada... (risos)."

 

"O bairro em que moramos é uma delícia, com comércio que nos atende bem em baixo do prédio e um parque fantástico na esquina. O lugar está cada vez mais desenvolvido e agradável e estar perto da Gabi, do Felipe e do Phil, depois de tanto tempo distantes, não tem preço. Estamos em Brisbane, capital de Queensland. É perto de Gold Coast e Sunshine Coast, duas badaladas cidades litorâneas da Austrália. A Gold, além de capital do surf, é onde tem um dos maiores estúdios de cinema da Ásia. Muitas produções acontecem aqui, como por exemplo: 'Piratas do Caribe', 'Aquaman', 'Elvis', 'Matrix', 'Velozes e Furiosos'."

 

20 anos de casado

 

Casado há 20 anos com Maria Cristina, Nelson afirmou que a mudança para a Austrália só uniu ainda mais o casal.

 

"20 anos é uma jornada e tanto, com ajustes e atualizações no sistema operacional. A gente vem cada vez mais afinado no compasso. Casamento é que nem empresa... Tem que ter pauta, discutir as coisas, acertar o rumo da embarcação e a empresa precisa prosperar em todos os âmbitos e sempre fazendo valer o velho ditado "Happy wife, happy life". (Risos) Tem sido tudo muito intenso aqui, mas ao mesmo tempo, muito agradável e divertido, e gostar da companhia um do outro é fundamental."

 

Sonhos e carreira internacional

 

Nelson acabou de completar 60 anos e afirmou que tem muitos anos de estrada na profissão. Ele contou que ainda pretende interpretar diferentes personagens e falou sobre sonhos.

 

"Acho que fui até longe demais (risos). Foram muitos caminhos até aqui. Fui oficial de Marinha, analista de sistemas, professor de informática, técnico em química, mas o encontro com o teatro foi arrebatador e lá se vão 35 anos de carreira. Esse negócio de conquista é muito subjetivo. O que pretendo é continuar fazendo o que gosto, pagar as contas com dignidade, desfrutar da companhia da família e dos amigos até que a cortina final se feche e eu possa continuar na memória daqueles que me ouviram com o coração."

 

Aproveitando suas aulas de inglês na Austrália, Nelson já pensa em uma oportunidade em que faça um personagem que fale o idioma. Quem sabe investir numa carreira internacional.

 

"Nossa, tem muita gente aqui dentro de mim ainda querendo sair: bandidos, mocinhos, deficientes físicos, gente da música, do riso, mas estou aberto a quem quer que venha. Quem sabe o novo personagem não vem já falando em inglês? (risos) Enquanto tem bambu tem flecha", disse ele, que completou sobre construir uma carreira fora do Brasil:

 

"Isso acaba sendo resultado do investimento de tempo, energia e contatos que você faz. O mercado aqui, apesar de restrito, é uma plataforma para outros países. Fui convidado pelo cineasta Giuseppe Cassin para integrar o elenco de um filme que se passa no Brasil e aqui. Em fevereiro, vamos fazer atrair parceiros para o projeto."