Trabalhadores rurais que estão expostos com frequência ao sol forte, sem proteção, ao uso de agrotóxicos e a outros riscos presentes nas atividades do campo têm mais possibilidade de adquirir doenças como câncer relacionado ao trabalho. Segundo os novos dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, entre 2023 e 2024, as notificações de câncer relacionados ao trabalho aumentaram 211% na Paraíba, passando de 9 para 28 casos no ano passado.
“Para garantir verdadeiramente saúde e segurança no trabalho é preciso lembrar dos desafios relacionados às mudanças climáticas. As ondas de calor, a exposição de trabalhadores ao sol, à poluição e diversos outros aspectos precisam ser objeto de reflexão, enfrentamento e atuação de todos os órgãos”, destacou o procurador do Trabalho Marcos Almeida.
Cavalgada
O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) realizará neste domingo (27), a partir das 8h, a ‘1ª Cavalgada Verde’, em Boa Vista, município localizado na região de Campina Grande. A Cavalgada integra a programação do Abril Verde – Campanha de conscientização sobre saúde e segurança no trabalho, que este ano aborda o tema: “Futuro Sustentável no Trabalho e no Clima”. Em Boa Vista, são registrados, em média, dois acidentes de trabalho graves por mês. Segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, ferramenta do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), foram notificados 25 casos em 2024. As notificações consideram apenas trabalhadores com carteira assinada.
A iniciativa pioneira será realizada em parceria com a Gerência de Serviços Especializados em Saúde do Trabalhador de Campina Grande e a Secretaria de Saúde do município de Boa Vista, que celebra no dia 29 de abril 31 anos de emancipação política. A Cavalgada acontece na véspera do Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho e Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado em 28 de abril.
“A 1ª Cavalgada Verde representa um marco importante na promoção da conscientização sobre saúde e segurança de trabalhadores do campo, unindo esforços em prol de um propósito coletivo e inovador. Esta iniciativa pioneira une prevenção à saúde e tradição cultural, reforçando o compromisso do MPT com o trabalho decente e um futuro sustentável e saudável para todos”, ressaltou o procurador do Trabalho Marcos Antonio Ferreira Almeida, coordenador Regional da Codemat/MPT (Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho).
Sobre a Cavalgada Verde deste domingo
A concentração da 1ª Cavalgada Verde será a partir das 7h30, com inscrição e credenciamento numa área conhecida como Leiteira. Vai percorrer aproximadamente 1 Km passando pela Igreja Matriz, no Centro da cidade de Boa Vista até o destino final, que será o Parque de Vaquejada. O encerramento do evento será com trio de forró pé de serra, cantoria e feijoada. Uma estrutura será montada, com tendas, banheiros químicos e equipes de saúde, ambulâncias e médicos veterinários.
Paraiba.com.br com Ascom/MPT-PB