
A possível fusão entre Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e Podemos é vista com entusiasmo pelo suplente de deputado federal e integrante da executiva nacional do Podemos, Leonardo Gadelha. Apesar da possibilidade, Gadelha apontou um empecilho para a união das legendas durante entrevista à rádio Correio 98 FM nesta quinta-feira (11).
“Na verdade, ainda estamos no início das tratativas. Há uma vontade mútua, tanto a direção do Podemos, quanto a direção do PSDB, expressam a vontade de formatação de algum tipo de parceria. Ainda não está claro se estamos falando de uma fusão, de uma incorporação, ou mesmo da formatação de uma federação para o pleito de 2026, mas existe realmente esse interesse”, ressaltou Leonardo.
Por outro lado, o representante do Podemos alertou para uma questão importante que precisa ser resolvida para a concretização da fusão. “Existem alguns obstáculos que ainda precisam ser resolvidos. Um deles é de natureza jurídica. Hoje o PSDB está vinculado ao Cidadania, em uma federação que foi formatada na eleição passada. Eles não podem simplesmente aderir a um outro tipo de parceria sem que seja desfeita esta primeira federação”, detalhou.
Gadelha ainda reforçou que a possibilidade de união das duas legendas fortalece a construção de uma nova perspectiva polítca. “A promoção dessa aproximação foi a vontade de construção de uma alternativa de centro para o país. Nós temos hoje um espectro político muito polarizado entre a direita, extrema-direita, esquerda, extrema-esquerda. Faltam partidos que se apresentem como partidos mais de centro, que saibam interpretar o que há de bom num dos polos, o que há de bom em outros dos polos”, concluiu.
A possível fusão entre Podemos e PSDB tem ganhado força nos últimos dias, especialmente após declarações de líderes das duas legendas sobre a necessidade de união para ampliar a representatividade e a influência no Congresso Nacional.
Eita Cícero reafirma aliança com João e vê “desespero” da oposição por racha
Fique atento Mais de 71 mil eleitores correm risco de ter título cancelado na Paraíba
Veja Jair Bolsonaro tem alta após três semanas internado em Brasília
Veja Hugo Motta marca reunião com líder do PL para tratar de anistia
Movimentação Galdino reforça liderança de Hugo Motta e diz que Republicanos tem “o melhor nome” para o governo da Paraíba em 2026
Veja Carlos Lupi deixa Ministério da Previdência após escândalo de fraudes no INSS; Wolney Queiroz será o novo ministro 