Clima tenso e disputa de gangues por controle de comunidades. Pelo menos três grandes cidades da Paraíba deverão contar com a presença das Tropas Federais nas ruas no dia das eleições municipais. O pedido da presença do Exército no dia do pleito, foi feito por juízes ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). As solicitações foram feitas pelos juízes eleitorais que atuam nos municípios de Bayeux, Cabedelo e Queimadas.
No caso de Cabedelo e Bayeux, as cidades da Grande João Pessoa, sofrem com a atuação de facções criminosas que disputam o comando do tráfico de drogas e para ter o controle sobre comunidades.
Os pedidos serão analisados pelo TRE. Se forem aprovados, serão enviados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na semana passada a Justiça Eleitoral praticamente destacou a necessidade de convocar Tropas Federais para garantir a segurança nas eleições municipais de Campina Grande este ano. Devido à normalidade do pleito, os juízes acharam desnecessário a presença do exército nas ruas no dia da votação que vai eleger o novo prefeito da cidade e os 23 vereadores que irão compor a próxima legislatura.
Desde 2028 que o Exército não está presente nas ruas de Campina Grande no dia das eleições. Em oito pleitos dos últimos 10 pleitos (2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014, 2016 e 2018) o pedido de reforço na segurança foi enviado pelos magistrados ao TRE-PB e aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Severino Lopes / PB Agora