
A advogada Veruska Maciel Cavalcante registrou na última sexta, 19 de julho, a candidatura para a vaga de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba pelo Quinto Constitucional da OAB-PB.
Para Veruska, o Quinto Constitucional representa uma oportunidade para trazer um olhar mais atento e sensível às necessidades da advocacia.
“O sistema judiciário enfrenta desafios significativos, e acredito que minha experiência e envolvimento com a advocacia podem contribuir para aprimorar o acesso à justiça”, disse a advogada.
A candidata, que tem como principais pautas a defesa das prerrogativas, o enfrentamento à morosidade e às elevadas custas judiciais, também destacou a importância da formalização de seu registro e garantiu seu comprometimento com os colegas da advocacia.
“Vou usar minha experiência e conhecimento para enfrentar as demandas atuais da advocacia e trabalhar em prol de um sistema judiciário mais eficiente e acessível”, afirmou.
A advogada Veruska Maciel Cavalcante é sertaneja, natural de Patos e mora em Campina Grande há mais de 30 anos.
Paridade
Este ano, o processo de escolha da lista sêxtupla terá uma novidade: a paridade entre homens e mulheres. Na eleição direta para selecionar os seis membros da lista sêxtupla, serão reservadas três vagas para homens e três para mulheres. A medida, instituída pela OAB-PB, proporciona uma disputa mais justa e incentiva a participação feminina nos espaços de poder. Esta é a primeira vez na história que a lista será formada com a mesma quantidade de homens e mulheres.
Quinto Constitucional
Previsto no artigo 94 da Constituição Brasileira de 1988, o Quinto Constitucional determina que um quinto das vagas de determinados tribunais seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público, promovendo diversidade na composição dos tribunais.
Fonte: PatosTv com informações do polemicaparaiba.com.br
Eita Cícero reafirma aliança com João e vê “desespero” da oposição por racha
Fique atento Mais de 71 mil eleitores correm risco de ter título cancelado na Paraíba
Veja Jair Bolsonaro tem alta após três semanas internado em Brasília
Veja Hugo Motta marca reunião com líder do PL para tratar de anistia
Movimentação Galdino reforça liderança de Hugo Motta e diz que Republicanos tem “o melhor nome” para o governo da Paraíba em 2026
Veja Carlos Lupi deixa Ministério da Previdência após escândalo de fraudes no INSS; Wolney Queiroz será o novo ministro 